terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os Românticos...

          Nós românticos. Não digo românticos de “filmes água com açúcar”, mas um modo de ser. Uma sina recebida ao nascer. Penso que somos todos artistas. Mentira. Acho muita pretensão me chamar de artista. Acho isso por ser sincero comigo mesmo. Sou apenas um, que tenta fazer alguma coisa, que seja bonita para mim e para mais alguém. Mesmo quando digo que não me importo. É tudo mentira. (Escrevo isso para muitos, mas só me importa que uma pessoa leia). Digo que vou desistir, mas acabo seguindo em frente. Acho que isso é bom. Pelo menos assim descobri nossa fonte de inspiração: O amor (que banal).
         Nós românticos. Gostamos de estar apaixonados mesmo quando feridas se abrem. Gostamos de sentir aquela paixão e juramos que é amor. Aquela coisa que só nós sabemos o quão grande é. A nossa fonte de inspiração. A fonte de todos os prazeres. Maior do que todos os prazeres carnais. Esses quando comparados viram pó. Amamos, mas não significa que conseguimos demonstrar, deixar isso claro, explícito. Alguns sim outros não. Somos obcecados pelo amor, imaginário ou não. Ainda não descobri se essa obsessão é boa ou ruim. Por enquanto eu digo que sim, mas só até cair em desilusão.
        Às vezes penso que somos abençoados e ao mesmo tempo condenados. Abençoados por amar, mas condenados por não existir um alguém. Esse alguém que só existe em nossa fértil imaginação. Um ser utópico que consome horas de puro devaneio só para depois cairmos na fria realidade. Somos capazes de criar uma vida inteira apenas em nossa cabeça, criando personagens e situações ao nosso gosto. Pelo menos em algum lugar temos um final feliz. Acho que isso é o que chamam de “amor platônico”.
       Nós românticos. Somos ávidos por novidades e tão apegados às coisas antigas. Sentimos no coração uma nostalgia poética. Pensamos que nascemos na época errada. Temos saudades do que nunca vivemos e até conseguimos resgatar memórias, apenas olhando a chuva cair. Sentimos, preso na garganta, que esse não é o nosso lugar. Tão pouco podemos chamar de especial.
       Nós românticos somos sonhadores. Ansiosos por emoções. Imaginando a vida como um grande filme, onde estrelamos com aquele alguém especial. Fazemos loucuras. Sentimos-nos presos e queremos apenas nos libertar. Voar. Às vezes ficamos tristes por culpa de nossos sonhos. Mas não me importo.
      Nós, românticos e sonhadores, acreditamos que um dia encontraremos nosso alguém, mesmo que isso também possa ser uma mentira. Achamos ruim que pessoas se relacionem por comodismo. Porém aprendemos a aceitar e nos acostumar, do contrário somos imaturos.
       Não encaro essas condições como sendo ruins. Eu gosto de algumas delas mesmo parecendo tão cruéis às vezes. Eu vejo apenas um único problema. O alguém especial de um romântico nunca corresponde a outro romântico. E é por isso que acho que me ferrei. Muito. Quis escrever esse texto para desatar minha confusão. Acho que não funcionou.

Um comentário: